Numismática Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como limpar suas Moedas

2 participantes

Ir para baixo

Como limpar suas Moedas Empty Como limpar suas Moedas

Mensagem  Administrador Ter Jul 24, 2012 3:34 pm

Quando efetuamos uma compra todos gostamos de receber moedas com um aspeto de novas. No entanto, com o passar de mão em mão as moedas envelhecem e enferrujam. As notas são feitas em papel especial de moeda e estragam com a humidade das mãos. Por outro lado as moedas são obtidas através de ligas metálicas que são mais resistentes do que as notas.

As moedas antigas oxidam porque são muito manuseadas e entram em contacto com a humidade das mãos. São compostas de cobre e aço e á medida que são usadas forma-se uma camada de óxido de cobre sobre ela. O metal cobre presente na moeda é oxidado e forma o monóxido de cobre que tem uma cor escura dando um aspeto horrível à moeda. Isso faz com que elas fiquem enferrujadas e velhas.

Um dos segredos para ficarem novamente brilhantes e avermelhadas é deixá-las de molho com ácido clorídrico. O óxido reage com o ácido clorídrico e dá origem a um sal de cobre que permite á moeda adquirir uma aparência novinha.




Outra forma de as manter novas é coloca-las num copo e cobrir com vinagre. Depois esperar uns minutos e lavar com água.

Nunca se deve lavar com líquidos corrosivos e abrasivos mas sim com um produto para recuperar bronze e prata e esfregar com flanela.

O melhor é usar pasta de brilho e esfregar com uma flanela para ficar a brilhar. Convêm ter duas flanelas em casa, uma para polir a moeda e outra para remover a sujidade.

Para retirar o verdete das moedas o melhor é limpá-las com óleo de amêndoas doces ou com amoníaco e álcool. Há produtos próprios para polir que são muito fortes e deixam a moeda sem cor. É o que mais acontece em numismática.

Fonte: [Apenas Administradores podem visualizar links]
Administrador
Administrador
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 12/07/2012
Idade : 26
Localização : São Paulo

https://numismaticabrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como limpar suas Moedas Empty Limpeza de moedas

Mensagem  edineisp Ter Ago 19, 2014 6:35 pm

Vi um programa no Canal History chanel que algumas moedas antigas não devem ser limpas, pois valem mais com a naturalidade delas, isso procede para as moedas Brasileiras?

edineisp

Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos